“Chuvas Intensificam Desastres em Itambé: Mais de 100 Desabrigados e Áreas Alagadas”

PUBLICIDADE


Foto: Ascom/Prefeitura Municipal de Itambé

Fortes chuvas provocaram grandes estragos em Itambé, no sudoeste da Bahia, nesta terça-feira (14), deixando diversos moradores desalojados. Em apenas 30 minutos, a cidade registrou 70 mm de chuva, o que causou o alagamento de várias áreas e forçou muitas pessoas a deixarem seus imóveis, perdendo eletrodomésticos, roupas e documentos pessoais.

A região do Riacho do Barro, no bairro Valdomiro Santos, foi uma das mais afetadas, com várias casas submersas. A Defesa Civil do município isolou as áreas de risco e continua monitorando outros pontos que apresentam perigo à população.

Atualmente, mais de 100 pessoas estão desabrigadas e despojadas, e o número pode aumentar à medida que as chuvas continuam. A Prefeitura de Itambé, por meio das secretarias de Ação Social, Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura e Defesa Civil, está prestando atendimento integral, oferecendo alimentação, colchões, roupas, remédios e acompanhamento psicológico.

Além disso, a Prefeitura mobilizou as secretarias para fornecer cestas básicas às famílias afetadas. O prefeito de Itambé encontra-se em Salvador, juntamente com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, buscando recursos para ajudar os moradores da cidade, do distrito e da zona rural, já que as chuvas também comprometeram as estradas, dificultando o acesso à região.

O prefeito decretou Situação de Emergência, uma medida válida por 180 dias, que pode ser prorrogada, como forma de agilizar o atendimento às famílias e buscar recursos necessários para minimizar os danos causados

As autoridades municipais seguem monitorando a situação e tomando medidas para garantir o apoio necessário à população.

“Estamos profundamente preocupados com a situação dos nossos cidadãos, e a Prefeitura de Itambé tem se dedicado ao máximo para prestar todo o apoio necessário. A situação é grave, mas estamos trabalhando incansavelmente para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas afetadas pelas As equipes da Secretaria de Ação Social, Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura e Defesa Civil estão em campo, oferecendo assistência com alimentação, colchões, roupas, remédios e até apoio psicológico para quem está enfrentando esse momento tão difícil. focados em isolar as áreas de risco e dar suporte àqueles que perderam suas casas e bens materiais.

O prefeito está buscando recursos ao lado do governador para garantir que nossa cidade, distrito e zona rural recebam a ajuda que tanto precisam. A medida de decretação de Situação de Emergência vai possibilitar que tenhamos uma resposta mais rápida e eficaz, além de facilitar o acesso aos recursos do Estado e da União. Continuamos acompanhando a situação de perto e trabalhando de forma integrada para minimizar os danos.” Finalizou; Carlos Leôncio Souza Costa/Engenheiro ambiental

Por: Clewton Dias – Informações de Carlos Leôncio Souza Costa/Engenheiro ambiental

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima