A cidade de Itapetinga viveu, mais uma vez, um momento histórico com a realização da segunda edição da FLITA – Feira Literária de Itapetinga, integrada aos Projetos Estruturantes da Rede Estadual de Ensino. Com palcos montados na Praça Dairy Valley e uma programação intensa e multicultural, o evento tem movimentado a cidade, atraído visitantes de toda a região e reforçado a importância de investir em arte, educação e cultura como ferramentas de transformação social.

Presente no evento, o prefeito Eduardo Hagge destacou com entusiasmo o papel da gestão municipal na construção desse novo momento vivido por Itapetinga:
“Desde a campanha, assumimos o compromisso de fortalecer o calendário cultural do município. A cada ano temos ampliado, inserindo nele feiras como a FLITA, que vai muito além de um evento literário: é uma experiência multicultural, que mobiliza toda a sociedade e envolve toda a região”, afirmou o prefeito.
A Prefeitura de Itapetinga é parceira integral da FLITA, fornecendo suporte logístico, estrutural e institucional. Para o vice-prefeito Alécio Chaves, a integração entre os setores da administração é essencial para o sucesso de uma iniciativa dessa magnitude:
“Quero parabenizar os organizadores da FLITA por essa consciência de que, se você quer fazer um movimento que atinja toda a região, é preciso de parceria. E nada melhor do que termos a parceria da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Educação e das demais secretarias, colocando-se à disposição para valorizar esse evento. Porque estamos falando de cultura, de educação, de perspectivas e potencialidades.”
Segundo Alécio, ver a Praça Dairy Valley repleta de escolas, estudantes, famílias e representantes de toda a região comprova a força do evento e a importância de fortalecer a posição de Itapetinga como um centro regional:
“Quando a gente vê, como hoje, a região toda presente ou representada, isso nos deixa muito felizes, porque fortalece nossa visão de que Itapetinga é um polo regional e precisa ser fortalecido. Eventos como esse potencializam essa missão, e temos certeza de que esta grande jornada ainda vai render muitos frutos para nossa cidade.”
A FLITA 2025 é também um espaço de valorização dos talentos locais, de incentivo à leitura, de reflexão crítica e de integração entre escolas, artistas, instituições e toda a comunidade. O sucesso da iniciativa reforça que a política pública de cultura em Itapetinga é levada a sério e conta com uma gestão que aposta no poder das ideias, das artes e do conhecimento para fazer avançar o Médio Sudoeste da Bahia.
Por G4TVBahia
www.g4tvbahia.com.br
Foto: Hebert Orrico