A cena política brasileira ganhou mais um capítulo de tensão e polêmica nesta semana. O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), general da reserva do Exército e ex-vice-presidente da República, e o pastor Silas Malafaia, um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, protagonizam uma briga pública com trocas de ofensas e xingamentos.
O embate começou no último domingo (6), durante o ato realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, que pedia anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Em seu discurso, Malafaia atacou os generais do Alto Comando do Exército, cobrando posicionamento sobre as prisões de militares investigados por participação na tentativa de golpe.
“Cadê esses generais de quatro estrelas do Alto Comando do Exército? Cambada de frouxos, cambada de covardes, cambada de omissos! Vocês não honram a farda que vestem. Não é para dar golpe, não. É para marcar posição”, disparou Malafaia diante do público.
A fala ganhou repercussão e gerou resposta do senador Hamilton Mourão, que na madrugada de terça-feira (8) publicou uma indireta em suas redes sociais, sem citar o nome do pastor, mas se referindo a ele como um “falastrão”.
“Ao se aproveitar de um ato em defesa da necessária ANISTIA aos envolvidos no 08/Jan para ofender os integrantes do Alto Comando do Exército, o falastrão que assim o fez demonstrou toda sua total falta de escrúpulos e seu desconhecimento do que seja Honra, Dever e Pátria; a tríade que guia os integrantes do Exército de Caxias”, escreveu Mourão.
A resposta, no entanto, acirrou ainda mais os ânimos. Malafaia reagiu publicamente e elevou o tom contra o ex-vice-presidente, chamando-o de “traíra”, “omisso” e “covarde”.
“RESPOSTA AO TRAÍRA DO GENERAL MOURÃO. Você nunca foi leal e fiel a quem te promoveu na vida política, que foi o presidente Bolsonaro. Sempre omisso, em cima do muro e fazendo jogo duplo. Você é tão covarde como seus coleguinhas do alto comando”, declarou Malafaia.
“Vou repetir mais uma vez. Cambada de frouxos, covardes e omissos. Não honram a farda que vestem. MOURÃO! Você perdeu uma oportunidade de ficar calado. Está apanhando muito nas redes sociais. COVARDE FALASTRÃO!”, completou.
A troca de acusações expõe as rachaduras internas do campo bolsonarista, num momento de rearticulação política e tentativa de reconstrução da base de apoio conservadora. O caso repercute fortemente nas redes sociais e pode gerar novos desdobramentos nos bastidores de Brasília.
Minha fala contra os generais covardes do alto comando, não contra o glorioso Exército Brasileiro pic.twitter.com/aBPGacx2R1
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) April 8, 2025


G4TVBahia
Foto: Google