Mais de 30 nutricionistas da rede estadual de ensino da Bahia participaram do Encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), realizado em Brasília nos dias 4 e 5 de junho. O evento, organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), reuniu cerca de 1.500 profissionais de todo o país para discutir diretrizes, políticas públicas e metas para fortalecer a alimentação escolar no Brasil.


A Secretaria da Educação do Estado (SEC) garantiu a participação dos nutricionistas baianos, reforçando seu compromisso com uma alimentação escolar de qualidade, essencial para o processo de aprendizagem dos estudantes. Entre os participantes, destacou-se a nutricionista Aretha Pires de Oliveira, representando o Núcleo Territorial de Educação de Itapetinga (NTE 08), que buscou ampliar seus conhecimentos sobre o PNAE para promover a saúde, reduzir a evasão escolar e garantir o aprendizado dos estudantes baianos.

Durante o evento, os nutricionistas participaram de palestras, oficinas e painéis sobre temas como segurança alimentar, Agricultura Familiar e financiamento do PNAE. A nutricionista Júlia Caffe, do NTE 19, destacou a importância do encontro para a troca de experiências e o estudo das diretrizes do programa, visando fortalecer as ações na Bahia.
PNAE na Bahia
Desde 2024, 100% dos recursos do PNAE são destinados à compra de produtos da Agricultura Familiar, fortalecendo a economia local e promovendo hábitos alimentares saudáveis. Nas escolas estaduais, são oferecidas cinco refeições diárias em unidades de tempo integral e duas refeições por turno nas de tempo parcial, respeitando as particularidades culturais dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
O encontro em Brasília foi um marco histórico para o fortalecimento do PNAE, e a participação dos nutricionistas baianos, incluindo Areta do NTE 08, demonstra o compromisso da Bahia com uma educação de qualidade e uma alimentação escolar que transforma vidas.
Informações: ASCOM Sec. Educação da Bahia – Foto: Julia Caffe